segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Harry "raptado"

Raptaram o "boneco" que tinha aqui a receber tão afavelmente quem aqui passava! Paciência! Resta agora procurar por novo "anfitrião"... quando tiver vagar para isso!

Boas Festas e que 2011 seja o Ano!


Feliz Natal!!!
(sim, já sei que o 25 já era, mas caso não saibam o Natal só agora começou e acaba só em Janeiro!)

E votos de um feliz 2011 que muitos agoiram que seja o ano da crise, das maiores dificuldades, do fim do curso para muitos, ... , do penúltimo ano antes do "fim do mundo" (!), ... ... , enfim, dessas coisas todas! Mas quem disse que dificuldade é sinónimo de fracasso? E por vezes, é de onde menos se espera que as melhores coisas acontecem! Oxalá 2011 se transforme num ano repleto de alegria e sucesso.

(E verdade seja dita, vamos a despachar com 2010, pois tirando aqui ou ali não deixa tanto assim para recordar!)


- já agora, acerca dos votos de Feliz Natal "atrasados"...


Mural das "Lamentações"


Bem, isto por cá tem andado um pouco parado, mas se anda parado aqui é sinal (será mesmo?) de que ando a "mexer-me" noutros afazeres. De qualquer forma, ficam as minhas desculpas.

Quem sabe dentro em breve volte cá para novos posts e devaneios... isto se mestrado, Harrison, estágio de Cirurgia [e actividades extra-curriculares úteis e/ou inúteis] deixarem .

Entretanto, dentro do que me vai aparecendo por aí pela Net, vou deixando uns links de sites que podem interessar, essencialmente dentro da área da saúde, mas não necessariamente da área do 6º ano.


Boas Festas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

As partidas do Facebook!...

(... ou de quem cria certas páginas nele!)




  • Isto é a verdadeira relação virtual e à distância: não o conhecemos, mas já sabemos que gostamos dele!
  • "Novembro 2011 é já amanhã" (obrigado pela sempre "agradável" lembrança, mas consta que esta relação de "amizade" é tão especial que até vai ser antecipado para Outubro!

.

.


(pois pois... aceitam-se sugestões quanto à sua utilidade prática - e não sugiram fogueiras porque dentro de casa não é muito seguro fazer isso, ok?)
.
.
.



E a parte mais "engraçada" no meio disto tudo... é que eu até "gosto" disto!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ócio, Harrison e loja dos chineses

É oficial! Cada vez tenho mais vontade de me dedicar ao ócio, essa coisa difícil de controlar, sobretudo para quem não se terá dedicado tanto a ele quando o deveria ter feito.
E então hoje, depois de um dia que a esta hora já vai longo, independentemente de ter feito pouco ou nada. Deu-me para andar na Net (p'ra variar!...mas hoje terá sido ainda mais que o normal!)

E descubro este post num blog do Nuno 'cromo' Markl.

É sempre bom lembrarem-nos que afinal o Harrison não é um fenómeno isolado. Os produtos da loja dos chineses atenuam este fenómeno!

domingo, 21 de novembro de 2010

Companhia musical

Quem diria que ao fim destes anos todos iria voltar a saber o que é estudar ao som de música! Muitas vezes não será o mais aconselhável, mas para quem está a fazer uma primeira leitura do Harri, ainda por cima de capítulos longos e por vezes entediantes, acaba por ser uma boa solução para passar bem muitos tempos de estudo.

No meu caso em concreto, que cada vez mais oiço música apenas em streaming, não preciso de me preocupar em escolher as músicas. Só escolho o estilo ou o artista que me apetecer. E quanto ao resto, vou descobrindo novos sons e novas músicas, o que é sempre agradável. Até porque como é óbvio não ando a cantarolar ou a ouvir "superpop" ou rock enquanto estudo.

Sempre gostei das canções pelo seu som. Quem canta, muitas vezes quer passar uma mensagem, uma ideia, uma letra, e só depois procura o melhor meio de a transmitir, a melhor música. Quem ouve pela primeira vez uma canção, muitas vezes procura reter a letra. Eu tenho o "defeito" de não ser assim. O meu ouvido sempre foi atrás da sonoridade e daquele instrumento que às vezes toca "escondido" atrás do instrumento principal, e dos ritmos, e dos timbres das vozes, na busca de algo poderoso ou tranquilizador. Só mais tarde e depois de "cativado" é que procuro a letra.

Talvez por isso acabe por não me desconcentrar tanto assim enquanto estudo, ao mesmo tempo que acabo por ter um estudo bem mais descontraído nesta fase (a ouvir música mais calminha, claro).

Desde rádio indie, passando pela discografia de outros artistas (sei lá agora, já foram tantos, desde Jamie Cullum, Belle & Sebastian, Katie Melua, até à minha última sessão de estudo com o "Featuring Norah Jones"), até ao ponto de ouvir músicas de filmes da Disney apenas com instrumental, tenho andado assim.

Portanto, para já o método vai continuar a ser este: estudo em casa, computador ligado com música em streaming (via Grooveshark) e Harrison na mesa.

Impossível para muita gente? Para já tenho-me dado bem :)

Já agora, aceitam-se mais sugestões! ;)

(e agora o vídeo da praxe)

sábado, 20 de novembro de 2010

Brasileirices - #3: Best-of até ao momento

"E pimbolim é matraquilho!"
.
Somos uns cromos (dizem)! Novembro e já há gente com um avanço abissal na leitura do Harrison. Diz-se que nunca ninguém começou a estudar tão cedo! Cromos!
(Eu não sei se sou cromo, mas se sou aviso já que não é de hoje, mas que ainda assim sou um bom rapaz e que podem falar comigo do que quiserem, quando quiserem, porque mesmo sendo cromo não mordo, ok? :p)
.
O Harrison não terá sido feito seguramente por alguém cromo.
Mas quem nos "obriga" a estudar um livro de consulta de 3000 páginas é um cromo!
Mas mais cromos ainda devem ser os tradutores para Português do Brasil! Sinceramente, com o devido respeito, não dão uma para a caixa!
.
Já falei no outro dia do "sinal do cacifo".
Pois bem, à custa de um post "inocente" de uma colega nossa no Facebook sobre o massacre na língua feito por estes tradutores (e enquanto decorria à mesma hora uma revanche épica de 4-0 de Portugal à vizinha Espanha - algo em teoria muito mais interessante), começaram a chover comentários com algumas pérolas deste compêndio!
.
Aí está o best-of das "brasileirices" até agora conhecidas:
-jaleca = bata
-sucesso agudo= sucesso imediato (sem comentários!)
-recompor = fazer reset (por falar nisso, a esta hora estou "recompondo o meu PC fixo", se é que me faço entender)
-médicos habilidosos = médicos especialistas (afinal não é só em Portugal que há profissionais "habilidosos"...)
-sensação de pancada nas orelhas = acufenos pulsáteis
- (e uma das minhas favoritas até ao momento) prenhês ectopica rôta!
.
Já nem vou falar das traduções ao contrário e das frases gramaticalmente imperceptíveis que nele abundam! Qual autêntica poesia escrita sob a forma de prosa!!!
.
(entretanto andava à procura de uma imagem para pôr aqui, mas acabei por achar este blog que serve como "dicionário português-português do Brasil" - para os interessados... não é que eu ache que resolva muita coisa, mas fica a intenção :D)
.
E claro, já que falei de futebol e traduções, tinha que pôr este vídeo:

MGF e Saúde Pública

Ora bem, dado o longo período de ausência, vamos tentar pôr aqui uma ordem cronológica nisto.

Estágio de MGF e (estágio?! lol) de Saúde Pública: check :D

Vamos por partes:

MGF: boa USF, estágio não foi mau de todo, apesar de ter rodado ainda por uns quantos gabinetes e ter estado com uns quantos médicos... ainda assim terão sido 8 semanas que souberam a pouco! Felizmente que nem todos os médicos de Clínica Geral são como aqueles que eu e outros tivemos. Ainda assim, serviu para reforçar a ideia de que MGF pode ser uma boa opção para futuro. É tudo uma questão de atitude.
(é pena que já tenha tido chamadas telefónicas quase como se de um S.O.S. se tratasse acerca do meu tutor... não abona muito em favor do tutor em causa, nem tão pouco do(s) colega(s) tutorando(s) em questão.)
Em suma, uma muito boa nota dada pelo tutor... mas quanto à nota final... nem vê-la... o estágio acabou há 2 semanas!

Deixo-vos agora este vídeo sempre interessante do Gualter da Rua Sésamo. Seria interessante que o meu tutor visse este vídeo... e mais não digo.


Saúde Pública: o que é aquilo?! Pior do que aquilo só se for a única aula teórica de Infeccio a que assisti (e logo por azar era dada pelo meu professor das aulas práticas) ou então as aulas de Anatomia Patológica! São 2 horas de verdadeiro sofrimento, enquanto vemos os professores a falarem dos seus currículos e que eles é que são bons, e que os outros é que são maus... com alguma matéria teórica disfarçada pelo meio, também ela (des)interessante! Que me perdoe quem está interessado em Saúde Pública. Mas para mim, criou-se o 3º "grupo à parte da medicina". Sempre vi os cirurgiões e os ortopedistas como se fossem de um mundo à parte. Agora incluo alguns médicos de Saúde Pública (desconheço como será no resto desses profissionais) também nesse lote restrito!
Mas enfim, não me posso queixar muito. A nota foi muito boa e as aulas serviram também para ler os capítulos mais insignificantes do Código da Estrada em vésperas de exame de código. Não deixa de ser um balanço positivo! :p

Fica aqui um vídeo visto na véspera do exame de Saúde Pública, inspirado na poluição do ar! xD

Regresso

(este post acabou por se tornar algo sentimental de mais para o meu gosto, mas não quero ser incoerente comigo próprio)

De volta, 2 semanas depois! Hoje com um sentimento algo esquisito (talvez não seja a palavra certa)!

Bem pode dizer-se que estas têm sido horas de regressos! Regresso ao blog, regresso à santa terrinha 3 semanas depois (recorde de permanência em Coimbra batido, por sinal!) - com as coisas boas e às [muitas] vezes menos boas que daí advêm, reencontros... (e já agora, permitam-me este parêntesis, regresso de todo o antigo 6º ano à liberdade... haja algo efusivamente alegre!).

Digamos que depois de uma noite de ontem que mais parecia uma mistura de Casa dos Segredos com uma novela latino-americana, e perspectivando já um começo de manhã seguinte também ele pouco prometedor, eis que hoje de manhã não fiz nada! Tenho a secretaria montada, tudo pronto, mas a vontade é nula.
E é nestas alturas que passa tudo pela nossa cabeça, a imaginar como seria se as coisas fossem diferentes, como será o amanhã se voltar a passar por algo do género, e por aí fora.
Não quero propriamente estar aqui agora numa de desabafo público, até porque em primeira instância, também não foi para isto que criei o blogue. Mas preocupa-me que no amanhã possa estar a "fritar" com [as mesmas ou outras] coisas (quer isso mereça ou não a minha preocupação) e por vezes não parecer haver outra solução que não seja uma fuga, que por vezes leva a um vazio ainda maior.

(Enfim, agora que releio isto, acho que não ficou nada em condições...bah! Que se dane!)
Acho que fecho para já o post aqui, porque quando comecei a escrever, não era para falar tanto nisto! E se começo a misturar tópicos, depois vocês perdem-se, qual página monótona do livro do Harrison sem imagens, tabelas, quadros ou divisões em subcapítulos, que fica arrumada a um canto.

Nota: entretanto passei a manhã pela 1ª vez a ler na íntegra o dr. Harry e devo dizer que o ambiente já melhorou um bocadinho :)

E como alguém me deixou aqui em recado ontem aqui : "não é só pneu que se combate com atitude". Parece que veio a propósito ;)

sábado, 6 de novembro de 2010

Quase no fim do Pneu!



Já só falta um para acabar de vez com o "Pneu"! :P
(e já não era sem tempo!)

Nota:
Depois disto vou fazer uma angariação de fundos para comprar uma cadeira ortopédica pq a estudar assim não há condições! Bem sei q tenho uma tese de lombalgia para fazer, mas era eu que tinha que ir ter à lombalgia e não era ela que tinha que vir ter a mim! =/

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Brasileirices - #2: Tasneira

www.tudosobreplantas.net/63-tasneira

Planta da família das Compostas, espontânea em Portugal, também conhecida por tasninha (Dicionário da Língua Portuguesa, Acordo Ortográfico, Porto Editora)

Página 1583 Harrison "brasileiro"

Brasileirices - #1: O cacifo!

Cacifo
Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora - Acordo Ortográfico

nome masculino


1. pequeno armário ou compartimento para guardar objectos pessoais em instalações públicas
2. cofre
3. caixa, cesto ou gaveta para coisas de pouco valor
4. vão ou recanto escuro numa casa
5. cubículo
6. cesto de vime onde os caçadores levam o furão
7. antiga medida equivalente ao celamim
8. (jogo da bola) buraco
9. Brasil escaninho



(Do ár. gafil, «alqueire», pelo port. ant. cafiz, «cacifo»)



Mas o brasileiro me pode explicar porque é que chamam cacifo a esta imagem?
Cacifo = sinal de Godet (pág. 1652 do Harrison 'brasileiro')

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ataque às férias de Natal! (actualizado)

(citando site da comissão de curso)

Férias de Natal
Outubro 4, 2010, 15:55

Olá.

Recebi hoje a confirmação de que as férias do Natal serão de 20 a 26 de Dezembro, havendo aulas de 27 até 31, inclusivé.

Sem comentários... até porque no site da comissão e no facebook já são mais que muitos! --'

(ignorem o PT da imagem, ok? )

Felizmente, imperou o bom senso e afinal temos férias entre 27 e 31 de Dezembro, por troca com a semana de 20 a 24. Claro que o dia 24 continuará a ser uma incógnita, mas no fim de contas não falta gente a trabalhar a 24.

:) Boas Festas!

U2 360º Tour em Coimbra

Não terá muito a ver com a temática deste blog, mas é verdade que foi e será um marco (não só, mas também e sobretudo) nas gentes de Coimbra que nestes dois dias vibraram ao vivo ou de outra forma a presença deste verdadeiro fenómeno planetário da música e do espectáculo.

Ao contrário de outros que têm a mania que são sempre bons, que só actuam pelo cachet, ou que cantam em playback no Rock in Rio, ou que entram em palco piores que um caloiro no final do Cortejo da Queima das Fitas, estes continuam a ser o verdadeiro exemplo do que o Espectáculo e o Artista devem ser!

Arrebatadores, autênticos, inovadores, mas sempre fiéis aos (seus) valores e ao seu público, com uma empatia e cumplicidade tão natural quanto inacreditável! Após um espectáculo tão megalómano, onde para além de êxitos recentes e de sempre sobressaíram também as pequenas coisas ("Briosa" e "Eferreás" em pleno concerto), ficámos todos mais ricos por dentro. Para mim (que nem sequer estive tão perto assim do estádio), para todos nós,

obrigado! Foi um prazer ter-vos cá! Voltem sempre!





sábado, 2 de outubro de 2010

Índice de oxigénio

Ao fim de um par de horas, o Pneu já sabe dizer algumas frases elaboradas e tem alguns conceitos que eu não conheço tão aprofundadamente. Um deles é o índice de oxigénio, que segundo o Pneu, é a "relação entre consumo de O2/frequëncia cardíaca, um indicador do volume ejetado".


Como fiquei a saber o mesmo (afinal, não se percebem bem as crianças à primeira!), fui investigar. Tirando uma fórmula (que está escrita a lápis de forma imperceptível na imagem) que não parece ter muito a ver com o conceito dito pelo Pneu, não encontrei nada esclarecedor na Net.
Mas encontrei isto: myspace.com/theoxygenindex

Curso de Medicina em 3'20"

Primeira sugestão musical: o que é o Curso de Medicina? :)

Amedicina - Banda Arritmia

O filho do Harry

Um post homónimo do título do seu blog. É como um hit do mais recente disco daquele artista. É o que apresenta o seu trabalho. Mas afinal, porquê este nome? Porquê? Por isto:

(@facebook)
A. partilhou uma ligação: Dr. Harry - odrharry.blogspot.com

Comentários:
"F.p.: potter??
A.: é mais harry...son!
F.p.: ah é o filho ok ok ;)"

(e foi assim que começou... )

No princípio...

"On October 6th (2009), the planet blacked out for two minutes and seventeen seconds. The whole world saw the future."

Para já, não me recordo de ter visto o futuro, até porque não sou o Dr. Fate - nem faço sequer parte do universo da banda desenhada, (apesar de por vezes o parecer à luz de algumas pessoas). E se o vi, então esqueci-me do que vi.
Quem sabe se não será o que vai acontecer depois de ler meia dúzia de páginas desse livro 'espectacular' que é o "Princípios de Medicina Interna" (vulgarmente conhecido por Harrison). Afinal, apagões e esquecimentos não deverão faltar, embora não seja bem isso que se pretenda. Talvez seja por isso que vou começar a mandar bitaites por aqui, não vá perder aquele post-it ou fartar-me das fotocópias do Harrison em 'Technicolor' entretanto colocadas no ecoponto... quer dizer... talvez não seja boa ideia chegar a esse ponto.

Confesso que acordei inspirado. Afinal não são todos os dias que se acorda cedo e se tem uma manhã livre para poder fazer o que achar que devo fazer (mas afinal o que está ele para ali a falar, acordar cedo ao Sábado? Mas está tudo louco?).

October 2nd, 2010. I didn't blacked out for 2'17".
Mas acordei para a realidade que é a de ter que tomar conta (pela primeira vez) de um dos filhos do Harry, que lhe vou 'simpaticamente' chamar de Pneu! (Pneumático não é bonito de se ter como nome, e Pneu sempre é mais curto e soa melhor, eheh) Curiosamente o mais novo dos 3 filhos que me foram confiados. Os outros dois já me foram confiados no ano passado, mas não lhes tenho dado a devido atenção, e ainda mais outros dois virão a caminho.
Mas eu não me sentia 100% preparado para ser 'pai' destes 'filhos'. Então fui procurar por alguma informação e encontrei o pai biológico deles, o Dr. Harry. Nunca pensei encontrá-lo tão depressa e tão perto da cidade onde me encontro! Contudo, assim que ele me viu, foi-se embora e não quis mais saber de mim e dos seus filhos! Apesar disto, a sua 'obra' inspirou-me para este 'trabalho' que estou agora aqui a começar na Net! (mas que raio de perda de tempo, já escreveu tanta coisa e ainda não disse nem fez nada de jeito!)

No fundo, acho que é giro, pronto! Resumindo em poucas palavras, acho que é isso. Mas também acho que pode vir a ser um ponto de encontro interessante, seja para partilha, comentário, participação, ou outra coisa qualquer. Bem sei que isto não é o Facebook, mas também se fosse essa a intenção, eu fazia isto lá. Mas acho que com identidade própria aqui ele ganha vida.