Quem diria que ao fim destes anos todos iria voltar a saber o que é estudar ao som de música! Muitas vezes não será o mais aconselhável, mas para quem está a fazer uma primeira leitura do Harri, ainda por cima de capítulos longos e por vezes entediantes, acaba por ser uma boa solução para passar bem muitos tempos de estudo.
No meu caso em concreto, que cada vez mais oiço música apenas em streaming, não preciso de me preocupar em escolher as músicas. Só escolho o estilo ou o artista que me apetecer. E quanto ao resto, vou descobrindo novos sons e novas músicas, o que é sempre agradável. Até porque como é óbvio não ando a cantarolar ou a ouvir "superpop" ou rock enquanto estudo.
Sempre gostei das canções pelo seu som. Quem canta, muitas vezes quer passar uma mensagem, uma ideia, uma letra, e só depois procura o melhor meio de a transmitir, a melhor música. Quem ouve pela primeira vez uma canção, muitas vezes procura reter a letra. Eu tenho o "defeito" de não ser assim. O meu ouvido sempre foi atrás da sonoridade e daquele instrumento que às vezes toca "escondido" atrás do instrumento principal, e dos ritmos, e dos timbres das vozes, na busca de algo poderoso ou tranquilizador. Só mais tarde e depois de "cativado" é que procuro a letra.
Talvez por isso acabe por não me desconcentrar tanto assim enquanto estudo, ao mesmo tempo que acabo por ter um estudo bem mais descontraído nesta fase (a ouvir música mais calminha, claro).
Desde rádio indie, passando pela discografia de outros artistas (sei lá agora, já foram tantos, desde Jamie Cullum, Belle & Sebastian, Katie Melua, até à minha última sessão de estudo com o "Featuring Norah Jones"), até ao ponto de ouvir músicas de filmes da Disney apenas com instrumental, tenho andado assim.
Portanto, para já o método vai continuar a ser este: estudo em casa, computador ligado com música em streaming (via Grooveshark) e Harrison na mesa.
Impossível para muita gente? Para já tenho-me dado bem :)
Já agora, aceitam-se mais sugestões! ;)
(e agora o vídeo da praxe)
Sem comentários:
Enviar um comentário