terça-feira, 5 de outubro de 2010

Brasileirices - #2: Tasneira

www.tudosobreplantas.net/63-tasneira

Planta da família das Compostas, espontânea em Portugal, também conhecida por tasninha (Dicionário da Língua Portuguesa, Acordo Ortográfico, Porto Editora)

Página 1583 Harrison "brasileiro"

Brasileirices - #1: O cacifo!

Cacifo
Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora - Acordo Ortográfico

nome masculino


1. pequeno armário ou compartimento para guardar objectos pessoais em instalações públicas
2. cofre
3. caixa, cesto ou gaveta para coisas de pouco valor
4. vão ou recanto escuro numa casa
5. cubículo
6. cesto de vime onde os caçadores levam o furão
7. antiga medida equivalente ao celamim
8. (jogo da bola) buraco
9. Brasil escaninho



(Do ár. gafil, «alqueire», pelo port. ant. cafiz, «cacifo»)



Mas o brasileiro me pode explicar porque é que chamam cacifo a esta imagem?
Cacifo = sinal de Godet (pág. 1652 do Harrison 'brasileiro')

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Ataque às férias de Natal! (actualizado)

(citando site da comissão de curso)

Férias de Natal
Outubro 4, 2010, 15:55

Olá.

Recebi hoje a confirmação de que as férias do Natal serão de 20 a 26 de Dezembro, havendo aulas de 27 até 31, inclusivé.

Sem comentários... até porque no site da comissão e no facebook já são mais que muitos! --'

(ignorem o PT da imagem, ok? )

Felizmente, imperou o bom senso e afinal temos férias entre 27 e 31 de Dezembro, por troca com a semana de 20 a 24. Claro que o dia 24 continuará a ser uma incógnita, mas no fim de contas não falta gente a trabalhar a 24.

:) Boas Festas!

U2 360º Tour em Coimbra

Não terá muito a ver com a temática deste blog, mas é verdade que foi e será um marco (não só, mas também e sobretudo) nas gentes de Coimbra que nestes dois dias vibraram ao vivo ou de outra forma a presença deste verdadeiro fenómeno planetário da música e do espectáculo.

Ao contrário de outros que têm a mania que são sempre bons, que só actuam pelo cachet, ou que cantam em playback no Rock in Rio, ou que entram em palco piores que um caloiro no final do Cortejo da Queima das Fitas, estes continuam a ser o verdadeiro exemplo do que o Espectáculo e o Artista devem ser!

Arrebatadores, autênticos, inovadores, mas sempre fiéis aos (seus) valores e ao seu público, com uma empatia e cumplicidade tão natural quanto inacreditável! Após um espectáculo tão megalómano, onde para além de êxitos recentes e de sempre sobressaíram também as pequenas coisas ("Briosa" e "Eferreás" em pleno concerto), ficámos todos mais ricos por dentro. Para mim (que nem sequer estive tão perto assim do estádio), para todos nós,

obrigado! Foi um prazer ter-vos cá! Voltem sempre!





sábado, 2 de outubro de 2010

Índice de oxigénio

Ao fim de um par de horas, o Pneu já sabe dizer algumas frases elaboradas e tem alguns conceitos que eu não conheço tão aprofundadamente. Um deles é o índice de oxigénio, que segundo o Pneu, é a "relação entre consumo de O2/frequëncia cardíaca, um indicador do volume ejetado".


Como fiquei a saber o mesmo (afinal, não se percebem bem as crianças à primeira!), fui investigar. Tirando uma fórmula (que está escrita a lápis de forma imperceptível na imagem) que não parece ter muito a ver com o conceito dito pelo Pneu, não encontrei nada esclarecedor na Net.
Mas encontrei isto: myspace.com/theoxygenindex

Curso de Medicina em 3'20"

Primeira sugestão musical: o que é o Curso de Medicina? :)

Amedicina - Banda Arritmia

O filho do Harry

Um post homónimo do título do seu blog. É como um hit do mais recente disco daquele artista. É o que apresenta o seu trabalho. Mas afinal, porquê este nome? Porquê? Por isto:

(@facebook)
A. partilhou uma ligação: Dr. Harry - odrharry.blogspot.com

Comentários:
"F.p.: potter??
A.: é mais harry...son!
F.p.: ah é o filho ok ok ;)"

(e foi assim que começou... )

No princípio...

"On October 6th (2009), the planet blacked out for two minutes and seventeen seconds. The whole world saw the future."

Para já, não me recordo de ter visto o futuro, até porque não sou o Dr. Fate - nem faço sequer parte do universo da banda desenhada, (apesar de por vezes o parecer à luz de algumas pessoas). E se o vi, então esqueci-me do que vi.
Quem sabe se não será o que vai acontecer depois de ler meia dúzia de páginas desse livro 'espectacular' que é o "Princípios de Medicina Interna" (vulgarmente conhecido por Harrison). Afinal, apagões e esquecimentos não deverão faltar, embora não seja bem isso que se pretenda. Talvez seja por isso que vou começar a mandar bitaites por aqui, não vá perder aquele post-it ou fartar-me das fotocópias do Harrison em 'Technicolor' entretanto colocadas no ecoponto... quer dizer... talvez não seja boa ideia chegar a esse ponto.

Confesso que acordei inspirado. Afinal não são todos os dias que se acorda cedo e se tem uma manhã livre para poder fazer o que achar que devo fazer (mas afinal o que está ele para ali a falar, acordar cedo ao Sábado? Mas está tudo louco?).

October 2nd, 2010. I didn't blacked out for 2'17".
Mas acordei para a realidade que é a de ter que tomar conta (pela primeira vez) de um dos filhos do Harry, que lhe vou 'simpaticamente' chamar de Pneu! (Pneumático não é bonito de se ter como nome, e Pneu sempre é mais curto e soa melhor, eheh) Curiosamente o mais novo dos 3 filhos que me foram confiados. Os outros dois já me foram confiados no ano passado, mas não lhes tenho dado a devido atenção, e ainda mais outros dois virão a caminho.
Mas eu não me sentia 100% preparado para ser 'pai' destes 'filhos'. Então fui procurar por alguma informação e encontrei o pai biológico deles, o Dr. Harry. Nunca pensei encontrá-lo tão depressa e tão perto da cidade onde me encontro! Contudo, assim que ele me viu, foi-se embora e não quis mais saber de mim e dos seus filhos! Apesar disto, a sua 'obra' inspirou-me para este 'trabalho' que estou agora aqui a começar na Net! (mas que raio de perda de tempo, já escreveu tanta coisa e ainda não disse nem fez nada de jeito!)

No fundo, acho que é giro, pronto! Resumindo em poucas palavras, acho que é isso. Mas também acho que pode vir a ser um ponto de encontro interessante, seja para partilha, comentário, participação, ou outra coisa qualquer. Bem sei que isto não é o Facebook, mas também se fosse essa a intenção, eu fazia isto lá. Mas acho que com identidade própria aqui ele ganha vida.